O número de adolescentes inseridos em nossa metodologia de trabalho tem crescido consideravelmente. Muitos deles são praticantes e/ou atletas de Patinação, Futebol e Padlle. Por estes esportes exigirem a execução de saltos, agachamentos bi e unilaterais, movimento de quadril em velocidade, o treinamento de força, potência, estabilidade e mobilidade articular são indispensáveis.

Para falar de movimento, obrigatoriamente, temos que lembrar de FUNÇÃO ARTICULAR: Articulações estáveis para evitar movimentos desnecessários, e articulações móveis para se ter a amplitude de movimento adequada. Para que as articulações possam desempenhar sua devida função, devemos trabalhar de forma integrada os sistemas neural e muscular através de estímulos, que sejam de fácil entendimento nesta faixa etária, e que permitam o aumento da intensidade. Isso deve acontecer de forma gradativa e respeitando SEMPRE as particularidades do nosso aluno.

Utilizamos o FMS (Functional Movement System) para visualizar e analisar a qualidade de movimento dos nossos adolescentes. A partir deste mapeamento, conseguimos direcionar e sistematizar o treino de forma mais eficiente. E isto pode ser atingido, com a inserção de exercícios para controle neuromotor, desenvolvimento de força, mobilidade e estabilidade articular, etc., de forma progressiva que irá qualificar o movimento, e estimular um melhor alinhamento postural durante a prática esportiva.

A adolescência é um período de transformação para o corpo, e neste período de desenvolvimento, ainda não há um entendimento nem a consciência corporal necessária para manter um bom alinhamento postural. Uma das nossas grandes preocupações é estimular este entendimento, através de exercícios que exijam este controle, até que estas ativações se tornem automáticas, a fim de futuramente evitar lesões ou problemas articulares desnecessários.

Nossos jovens atletas são submetidos ao desgaste e sobrecarga durante a execução dos movimentos técnicos do esporte praticado, e devem estar o mais preparados possível para isso. É imprescindível entender, por exemplo, que para manter a coluna vertebral alinhada, sem gerar movimentos desnecessários na região lombar, se deve estar com a Unidade Interna e Externa do Centro do Corpo (Paul Check) ativos, que o joelho deve estar alinhado com o tornozelo (não permitir que o quadril gere rotação interna acrescido de adução. Isto evita futuras lesões de menisco e LCA), que as escápulas devem estar “encaixadas” (melhorando o posicionamento da glenoumeral), e que todas estas conexões neuromusculares devem trabalhar em conjunto.

O nosso papel é este: possibilitar aos nossos jovens a realização dos padrões fundamentais de movimento como agachar, puxar, empurrar, saltar, etc., de forma segura e eficiente, mantendo a postura adequada, através de diversos estímulos para que possam atender às exigências técnicas do Esporte praticado e PRINCIPALMENTE, torná-los adultos sadios “articularmente” falando.

Profa Fernanda Macedo